Sec. de Agricultura

SECRETARIA MUNICIPAL DE AGRONEGÓCIO E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Secretário: Aclides Rodrigues de Oliveira
Endereço: Avenida Nicolau Antunes, Nº 457, Centro, Gameleiras – MG

Horário de Funcionamento: 07:00 às 17:00

E-mail: agricultura@gameleiras.mg.gov.br

Telefone: (38) 3811 9104

 

 

 

A Secretaria Municipal de Agronegócio e Desenvolvimento Sustentável é o órgão gestor da administração das áreas de Agricultura, Pecuária e Abastecimento da Cidade de Gameleiras. A Secretaria promove apoio às atividades rurais, bem como assistência técnica a pequenos e médios produtores rurais.

 

 

SERVIÇO DE INSPEÇÃO MUNICIPAL

O Serviço de Inspeção Municipal – SIM de Gameleiras é responsável pela inspeção higiênico-sanitária de produtos de origem animal, e garante que esses produtos cheguem à mesa do consumidor com qualidade e segurança. Além de inspecionar, o SIM também realiza palestras educativas, informa e conscientiza sobre a importância do consumo de produtos inspecionados para a saúde pública.

Inspeção permanente

Nos estabelecimentos que realizam o abate de animais, como por exemplo, nos frigoríficos, o SIM realiza a inspeção permanente, que é o acompanhamento de todas as etapas do processo de obtenção da carne. São verificados os processos de manipulação, transformação, elaboração, preparo e conservação, acondicionamento, embalagem, rotulagem, armazenamento e transporte dos alimentos de origem animal, visando a garantia da qualidade desses alimentos e o direito do consumidor de adquirir um produto seguro e com as informações legislação determina no rótulo.

Inspeção periódica

Em estabelecimentos que não realizam o abate de animais, o SIM faz a inspeção periódica.

 

Como registrar seu estabelecimento junto ao SIM:

Para registrar seu estabelecimento no SIM, é necessário providenciar as documentações descritas no link abaixo e protocolar no Departamento do Serviço de Inspeção Municipal da Prefeitura de Gameleiras, na Av. Nicolau Antunes, nº 457, Centro. Após avaliação, aprovação técnica das documentações e da estrutura do estabelecimento, de acordo com o projeto apresentado, o SIM finaliza o processo de registro e emite o Título de Registro.

[Espaço para anexar documentos]

Legislações:

Lei n° 403, de 13 de Dezembro de 2018

Mais informações:

Endereço: Avenida Nicolau Antunes, Nº 457, Centro, Gameleiras – MG
E-mail: agricultura@gameleiras.mg.gov.br
Telefone: (38) 3811 9104

 

Coordenador do SIM: Ailton Jânio Sousa de Oliveira – Médico Veterinário